A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação informa que o período de inscrição para ingresso como "Aluno Especial" dá-se de 25 de Fevereiro à  01 13 de Março de 2019. O processo será válido mediante entrega da documentação solicitada e valores para cada disciplina, ambos especificados no formulário abaixo. 

Formulário de Solicitação de Disciplina

Oferta de Disciplina 2019.1

 

As aulas iniciam-se dia 18 de Março de 2019.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, torna público as inscrições à seleção de candidatos docentes e técnicos administrativos da UFPA (provenientes do Edital 002/2019 - PROPESP do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos – PADT, à turma de 2019.2, em nível de Mestrado, estarão abertas no período de 25 de Fevereiro de 2019 até 15 de Março de 2019, considerando um total de 04 (quatro) vagas.

Confira o Edital no link a seguir: Edital Mestrado 2019.2 via PADT

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das defesas de Tese de Doutorado e Dissertações de Mestrado abaixo relacionadas:
 

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO:

 

1) Aluno: Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho

Matrícula: 201620080020.
Titulo: "Otimização Contínua Global com Melhoramentos para o Enxame de Partículas".  

Orientador: Prof. Dr. Claudomiro de Souza de Sales Junior

Data: 18/02/2019.

Hora: 09h00 

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Claudomiro de Souza de Sales Junior - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Filipe de Oliveira Saraiva  - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Josivaldo de Souza Araújo - Membro Interno (PPGCC/UFPA) 
  4. Prof. Dr. Ronnie Cley de Oliveira Alves - Membro Interno (PPGCC/UFPA
  5. Prof. Dr. Roberto Célio Limão de Oliveira - Membro Externo (PPGEE/UFPA)
  6. Prof. Dr. Adam Dreyton Ferreira dos Santos - Membro Externo (UNIFESSPA)

RESUMO

Muitos algoritmos de otimização têm sido propostos para resolver problemas da engenharia e da computação que envolvem a otimização de um conjunto de parâmetros reais. Um problema de otimização contínua é geralmente classificado como NP-difícil, o que o torna uma tarefa complexa de encontrar a solução ótima global. Neste contexto, abordagens populares de metaheurísticas baseadas em população de estruturas simples têm surgido durante os últimos anos. Uma delas é o algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas (PSO) que é não determinístico, randômico, inspirado na natureza e especializado em resolver problemas de otimização ``caixa-preta''. PSO tem sido usado por muitos especialistas de diferentes áreas da ciência, uma vez que o algoritmo tem potencial para resolver problemas complexos por meio de formulações matemáticas simples. Embora este método seja amplamente utilizado em aplicações reais, existem desvantagens intrínsecas embarcadas na estrutura do algoritmo. Algumas delas são bem conhecidas, a citar o mecanismo de busca desperdiça tempo computacional devido ao \textit{random walk}, o processo de convergência é geralmente lento, alguns pontos são revisitos durante o processo de busca, áreas promissoras não são apropriadamente investigadas, o algoritmo está propenso a convergência prematura e os parâmetros do algoritmo são dependentes do problema. Nesta tese, o autor apresenta melhorias para o PSO original através da incorporação de características determinísticas e matrizes de rotação, além de realizar análises empíricas sobre rotação e troca de informação entre as partículas. Um otimizador por enxame de partículas semi-autônomas, cunhado de SAPSO, que usa informações de gradiente e controle de diversidade para otimizar funções multimodais é fornecido. O algoritmo proposto previne as desvantagens de abordagens não determinísticas e determinísticas, reduzindo os esforços computacionais  de investigação local e escapando de ótimos locais. Esta tese também investiga se a rotação e a troca de informação entre partículas impactam o desempenho do PSO. Quatro versões do PSO que incluem a presença e ausência da propriedade \textit{rotation variance}, além da troca rápida e lenta de informações entre partículas são avaliadas. Outro algoritmo chamado ISAPSO é também proposto com o objetivo de unir as característica promissoras encontradas por ambas contribuições. As simulações numéricas revelaram resultados convincentes quando os algoritmos SAPSO e ISAPSO são avaliados em um conjunto de problemas de otimização e comparados com outros algoritmos PSOs. Além disso, uma metodologia rigorosa baseado em um número confiável de execuções e testes de hipóteses estatísticas é conduzida para fortalecer as discussões. 

 

Palavras-Chave: Global Continuous Optimization, Particle Swarm Optimization, Metaheuristic. 

 

 

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO MESTRADO:

 

1) Aluna: Renata Kelly Dantas Cascaes

Matrícula: 201720070023.
Titulo: "Adaptação e Automatização de um Teste de Cancelamento para Avaliação do Comportamento Visual Exploratório".  

Orientador: Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota

Co-Orientador: Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto 

Data: 25/02/2019.

Hora: 09h00 

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Co-Orientador (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Fernando Augusto Ramos Pontes - Membro Externo (IFCH/UFPA) 
  4. Profa. Dra. Andréa da Silva Miranda - Membro Externo (UFRA)

 

 RESUMO

Testes que avaliam estratégias individuais de exploração visual podem ser úteis para descobrir desvios do desenvolvimento típico, como o transtorno do espectro autista e a dislexia. Um subgrupo de testes de exploração visual, chamados de testes de cancelamento, exige a identificação de alvos específicos cercados por distratores. No entanto, a falta de versões automatizadas desses testes limita sua disponibilidade a um público maior. No presente trabalho, apresentamos uma versão automatizada de um teste de cancelamento: o teste dos carros. Embora o teste seja projetado para ser usado por especialistas, é de fácil utilização, otimizando tanto a aplicação quanto a análise dos dados coletados. Primeiramente, foi avaliado o teste dos carros em um grupo de crianças de seis a nove anos matriculadas em uma escola particular. Então, após algumas modificações baseadas nas observações feitas durante o primeiro teste, um segundo teste foi realizado em uma escola pública com um grupo maior de crianças permitindo uma análise estatística dos dados coletados. Os resultados sugerem que o teste dos carros é eficaz em fornecer informações sobre estratégias de exploração visual adotadas por crianças e está de acordo com os resultados de testes similares encontrados na literatura. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Testes de cancelamento; Exploração visual; Ferramenta de teste automatizado. 

 

 

2) Aluno: Yuri Santa Rosa Nassar dos Santos

Matrícula: 201720070020.
Titulo: "Análise Visual para Compreender o Comportamento de Técnicas Computacionais Evolucionárias".  

Orientador: Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais

Co-Orientador: Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins 

Data: 25/02/2019.

Hora: 15h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr.Jefferson Magalhães de Morais - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins - Co-Orientador (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Filipe de Oliveira Saraiva - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Lídio Mauro Lima de Campos - Membro Externo (FACOMP/UFPA)

   

RESUMO

Algoritmos de aprendizado de máquina têm sido aplicados com sucesso em diversas áreas do conhecimento para geração automática de modelos de decisão. No entanto, em muitos casos, o ser humano tenta entender o comportamento do modelo gerado e nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os modelos e sistemas inspirados nas técnicas evolutivas não apresentam claramente seus procedimentos internos para tomada de decisão. Neste contexto, técnicas de visualização de informação ou de dados podem auxiliar na melhor compreensão de modelos de decisão gerados por imagens mais inteligíveis ao ser humano. Assim, técnicas de visualização de informação, como Treemap, histogramas, entre outras, serão utilizadas para apresentar e analisar o comportamento, as tomadas de decisões e os resultados obtidos por uma ferramenta que utiliza uma técnica evolucionária para realização de programação automática de algoritmos denominada AutoClustering. Mais especificamente, informações sobre evolução populacional (algoritmos de agrupamento) ao longo do tempo (rodadas x gerações), métricas de qualidade dos algoritmos gerados, taxa de acerto (fitness) dos algoritmos gerados e outras informações serão apresentadas na forma de visualização de dados. A análise destas visualizações de dados pode capacitar o ser humano a entender melhor o comportamento da ferramenta e sugerir melhores parâmetros para o AutoClustering, impactando diretamente no tempo de processamento e qualidade dos algoritmos gerados. Finalmente, oportunidades de pesquisa e direções futuras são apresentadas. 

 

PALAVRAS-CHAVE:  Visualização da informação, aprendizado de máquina, análise de comportamento de algoritmos. 

 

 

3) Aluno: Pedro Luiz Magalhães Cumino

Matrícula: 201720070029.
Titulo: "Control Plane Scheme For Energy Efficient Video Dissemination in Software Defined Unmanned Aircraft Networks".  

Orientador: Prof. Dr. Denis Lima do Rosário

Data: 26/02/2019.

Hora: 15h00

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. André Figueira Riker - Membro Externo (UFPA) 
  4. Profa. Dra. Thais Lira Tavares dos Santos - Membro Externo (UFPA)

 

RESUMO

In the context of Smart Cities, there is a growing claim for a more autonomous and rapidly deployable systems. Collaboration among multiple Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) to set up a Flying Ad-Hoc Network (FANET) is a growing trend due to its capacity to support a wide range of application. Applications that work with video transmission in FANETs should always deliver a satisfactory video quality to the users even under influence of network topology changes caused by the energy consumption of UAVs. In addition, the FANET must keep the UAVs cooperating as much as possible during a mission. However, one of the main challenges in FANET is how the impact of limited energy resources of UAVs can be mitigated on the FANET operation in order to monitor the environment for a long period of time. In this sense, it is required UAV replacement in order to avoid the premature death of nodes, network disconnections, route failures, void areas, and low-quality video transmissions. Moreover, decision-making must take into account energy consumption associated with UAV movements, since they are generally quite energy-intensive. This work proposes a cooperative UAV scheme for enhancing video transmission and global energy efficiency, called VOEI. The main goal of VOEI is to maintain the video with QoE support while supporting the nodes with a good connectivity quality level and flying for a long period of time. Based on a Software Defined Network (SDN) paradigm, the VOEI assumes the existence of a centralized controller node to compute reliable and energy-efficiency routes, as well as detects the appropriate moment for UAV replacement by considering global FANET context information to provide energy-efficiency operations. Based on simulation results, we conclude that VOEI can effectively mitigate the energy challenges of FANET, since it provides energy-efficiency operations, avoiding network death, route failure, and void area, as well as network partitioning compared to state of the art algorithm. In addition, VOEI delivers videos with suitable Quality of Experience (QoE) to end-users at any time, which is not achieved by the state of the art algorithm. 

PALAVRAS-CHAVE: SDN, UAV, and QoE 

 

 

4) Aluno: Gilson Rocha Silva

Matrícula: 201720070018.
Titulo: "Modificações em Construções de Código de Acesso a Dados para Melhorar o Consumo de Energia de Software".  

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto

Data: 27/02/2019.

Hora: 08h00 

Local: Sala: LABTIC da Universidade Federal do Pará

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr.Gustavo Henrique Lima Pinto  - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Cleidson Ronald Botelho de Souza - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Filipe de Oliveira Saraiva - Membro Interno (PPGCC/UFPA) 
  4. Profa. Dra. Thais Lira Tavares dos Santos - Membro Externo (UFPA)

                                                        

RESUMO

Com as aplicações Big Data em ascensão, uma perspectiva orientada a dados no estudo do consumo de energia em sistemas de software pode constribuir para o desenvolvimento de software eficiente do ponto de vista energético. Apesar da crescente necessidade, ainda são poucos os recursos (ferramentas, livros, cursos, guias e etc) para dar suporte aos desenvolvedores na criação código com melhor eficiência no consumo de energia. Com isso, este trabalho busca apresentar um estudo sobre as diversas classes da linguagem de programação Java que fazem leitura e escrita de dados, através de experimentos em diferentes ambientes. O objetivo é estudar variados métodos de acesso a dados para propor refatorações entre esses métodos visando uma maior eficiência energética. E através dos resultados obtidos, espera-se dar mais subsídios aos engenherios de software na construção de aplicações com maior eficiência no consumo de energia.  

 

Palavras-chave: Consumo de energia; Métodos de acesso a dados; jRAPL.

 

 

5) Aluno: Paulo Sena Ferreira Filho

Matrícula: 201720070019
Titulo: "RatioCache: Uma Política de Decisão para Ocupação de Cache Baseada na Taxa de Reposição de Conteúdos para Redes Centradas em Informação".  

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém
Data: 18/02/2019.

Hora: 15h00 

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA) 

RESUMO

Redes Centradas em Informação (Information-Centric Network- ICN) caracterizam-se por armazenar conteúdos nos roteadores ao longo da rede, reduzindo o consumo da largura de banda, carga no servidor e aumentando a Qualidade de Experiência (QoE - Quality of Experience) dos usuários finais. O comportamento de ICN é determinado por uma tupla de três estratégias, as quais são: Roteamento, Inserção e Reposição de conteúdo, onde os algoritmos de roteamento influenciam no desempenho da inserção de conteúdo, os quais por sua vez influenciam o desempenho das políticas de reposição. Também já foi provado que as políticas de inserção influenciam em um sentido inverso o desempenho do roteamento, todavia, não há trabalho focado em provar a influência dos algoritmos de reposição na inserção de conteúdo. Portanto, esta dissertação propõe uma nova métrica chamada Taxa de Reposição (Replacement Ratio) e uma nova política de inserção chamada Ratio-Cache, para provar que a reposição de conteúdo, a qual é fortemente ligada ao sistema de armazenamento, influencia o processo de armazenamento no sentido reverso. Os resultados aumentaram a probabilidade de encontrar conteúdo (cache hit probability), ao mesmo tempo que a sobrecarga no servidor e a latência na rede foram reduzidas. Portanto, o desempenho da estratégia RatioCache mostra que as políticas de reposição de conteúdo influenciam as políticas de inserção (caching) e melhoram o desempenho da rede.

Palavras-chave: Redes Orientadas a conteúdo; Taxa de Reposição; Estratégias de Armazenamento.

 

6) Aluno: Pedro Montibeler Salvador

Matrícula: 201620070021
Titulo: "Avaliação e Aprimoramento de Resiliência Topológica em redes Definidas por Software".  

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém
Data: 20/02/2019.

Hora: 09h00 

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA) 

RESUMO

Redes Definidas por Software desacoplam os planos de controle e encaminhamento, facilitando e flexibilizando a gerência em redes de computadores. Essa separação de planos introduz novas preocupações quanto a resiliência da rede, devido a dependência dos comutadores aos dispositivos controladores. Falhas que comprometam o funciona- mento do plano de controle, ou que prejudiquem a comunicação entre os planos, impactam o funcionamento da rede. Além disso, por serem responsáveis pela detecção de quedas de nó ou de enlace e recálculo de rotas, uma comunicação ineficiente com os dispositivos controladores pode comprometer a recuperação de falhas na rede. Durante a fase de planejamento de uma Rede Definida por Software, projetar uma topologia com redundâncias, onde a conectividade entre os planos seja eficiente e tolerante a falhas, aprimora a resiliência da rede a cenários de falhas. Trabalhos relacionados tipicamente analisam apenas a redundância da conectividade entre os planos, e propõe o aprimoramento da resiliência através somente de otimizações na configuração topológica do plano de controle, alterando a quantidade e posicionamento dos dispositivos controladores na rede, observando através de experimentação que a estrutura topológica do plano de encaminhamento influencia diretamente os resultados. Propõe-se um fator de resiliência, que analisa múltiplas características intrínsecas da topologia, tais como a redundância no plano de controle, e a conectividade, eficiência e vulnerabilidade de comunicação entre os planos, para servir como um indicativo objetivo de sua resiliência. Também é proposta a aplicação de algoritmos de aprimoramento topológico para aumentar a resiliência de topologias, conforme indicado pelo fator proposto, realizando otimizações em ambos os planos das topologias. Um algoritmo de aprimoramento topológico baseado em algoritmo genético é introduzido, sendo aplicado em um conjunto de topologias teste juntamente com diferentes algoritmos da literatura. Em paralelo, um algoritmo de posicionamento de controlador é aplicado, para comparação de desempenho. Os ganhos obtidos nas di- ferentes características de resiliência demonstram que o aprimoramento das topologias obtida pela otimizacção conjunta de ambos os planos supera o posicionamento ótimo de controlador. 

Palavras-chave: Redes Definidas por Software (SDN); Redes Complexas; Fator de Resiliência. 

 

 

7) Aluno: Fernando Jardel Jardim dos Santos

Matrícula: 201720070021.
Titulo: "Uma Ferramenta para Análise do Comportamento de Indivíduos não Verbais (SAPAJUS SPP.) ao Arrastarem e Relacionarem Objetos em Ambientes Virtuais por Meio de Telas Touchscreen".  

Orientador: Prof. Dr. Elói Luiz Favero
Data: 22/02/2019.

Hora: 09h00 

Local: SALA FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Elói Luiz Favero - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. João Carlos Alves dos Santos - Membro Externo (FAMAT/UFPA)
  3. Prof. Dr. Olavo de Faria Galvão - Membro Externo (FAPSI/UFPA)  

RESUMO

A tecnologia exerce papel preponderante na inserção de novas ações ao repertório de movimentos humano, visto a velocidade com que novos equipamentos e paradigmas de interação são criados. Com o surgimento das telas touchscreen, telas que são sensíveis ao toque, diversas ações foram aprimoradas e outras inseridas ao repertório de movimentos da mão humana. A inclusão da tecnologia touchscreen em pesquisas científicas sobre cognição e análise do comportamento já ocorre, visto que muitos estudos foram desenvolvidos utilizando estas interfaces de interação, contudo, dentre tais pesquisas, o comportamento de "tocar" ainda é o mais utilizado. Com o intuito de ampliar o espaço amostral destas pesquisas investigando a aquisição do comportamento de "arrastar" estímulos visuais em indivíduos não verbais, especificamente macacos-prego do gênero Sapajus spp., este trabalho propõe o desenvolvimento do Arrasta!, uma ferramenta computacional que possibilita a criação de cenários de testes virtuais, com objetos interativos, que adicionalmente captura dados relativos às interações do usuário para análise posterior. O objetivo principal desta pesquisa consiste em verificar se o comportamento de "arrastar" pode ser inserido ao repertório de movimento destes indivíduos não verbais, assim como, se estes são capazes de relacionar tais estímulos e seguir uma programação de testes especifica. A partir dos dados obtidos com a aplicação do Arrasta! em Sapajus spp. será possível investigar a aquisição de repertórios relacionais generalizados em humanos com atraso no desenvolvimento cognitivo. 

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da defesa de  Dissertação de Mestrado abaixo relacionada:

 
1) Aluno: André Avelino da Silva Neto

Matrícula: 201720070015
Titulo: "Considerações de Usabilidade para Sistemas Eleitorais Resistentes à Coerção"
.  

Orientador: Prof. Dr.Roberto Samarone dos Santos Araujo 

Co-Orientador: Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto

Data: 21/01/2019

Hora: 10h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Roberto Samarone dos Santos Araujo - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Co-Orientador (PPGCC/UFPA)
  3. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Profa. Dra. Jasmine Priscyla Leite de Araujo - Membro Externo (ITEC/UFPA)

RESUMO

Eleições via Internet oferecem mais comodidade aos eleitores, possibilitando-os votar de qualquer lugar conectado a grande rede mundial. No entanto, devido a inexistência de um ambiente controlado, estas eleições podem potencializar ataques coercivos. Nestes ataques, opressores (adversários) podem facilmente influenciar eleitores na escolha de seus candidatos. Embora não exista uma solução ótima para esse problema, modernos sistemas para eleições via Internet possuem meios para mitigá-lo e são denominados resistentes à coerção. De forma a resistirem a ataques coercivos, tais sistemas dependem fortemente da participação direta do eleitor. Essa dependência pode resultar em ineficácia caso o usuário encontre dificuldades para utilizar os mecanismos de resistência à coerção. Diante disso, o presente trabalho objetiva investigar problemas de usabilidade relacionados a interação entre eleitor e sistemas resistentes à coerção. Para isso, um destes sistemas foi utilizado como estudo de caso, no qual uma série de testes de usabilidade foi executada. O sistema foi alterado três vezes, visando encontrar problemas que pudessem ser generalizados a outros sistemas eleitorais que ofereçam resistência à coerção. Como resultado, o trabalho propõe uma série de considerações de usabilidade, que discutem os principais problemas encontrados e indicam possíveis soluções que podem ser adotadas. Tais considerações pretendem auxiliar no design de interface e interação de sistemas resistentes à coerção práticos e capazes de equilibrar requisitos de segurança e usabilidade.

Palavras-Chave: Segurança da Informação; Sistemas para eleição via Internet; Avaliação de Usabilidade; Usabilidade.  

 

2) Aluna: Elziane Monteiro Soares

Matrícula: 201720070024.
Titulo: "Identificação do Perfil das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará Utilizando o Método Experimental Grounded Theory".  

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 31/01/2019

Hora: 14h00 

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Interno (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)

RESUMO

Nos últimos anos tem-se intensificado a utilização de métodos voltados para o estudo experimental, estudos de caso, pesquisas de opinião e experimentos controlados, métodos estes inseridos no contexto da Engenharia de SoftwareExperimental, a qual investiga teorias, métodos e técnicas pela experimentação. Este estudo tem como objetivo investigar como as empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no estado do Pará executam em suas rotinas de trabalho os objetivos descritos na competência de Cliente e Mercado (CM) do Modelo Orientador para Sucesso de Empreendimentos (MOSE). Como forma de se atingir este objetivo, os métodos experimentais surveygrounded theory foram utilizados neste trabalho, sendo o primeiro definido e aplicado com representantes das empresas de TIC da capital paraense, e posteriormente a utilização do segundo método para auxiliar nas análises realizadas nos dados coletados, o que consequentemente permitiu a criação da teoria substantiva referente ao perfil das empresas. A pesquisa teve como resultados o fornecimento de uma visão mais consistente do modo de atuação que estas empresas operam sob a perspectiva (competência) de CM, o que pode contribuir como vantagem competitiva diante do mercado, pois atualmente o cenário de tecnologia do estado tem pouca visibilidade em relação a outros estados, muito pela falta de conhecimento que se tem da realidade das empresas de TIC paraenses. 

Palavras-chave: Engenharia de Software Experimental, Survey, Grounded Theory, Cliente e Mercado, MOSE. 

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das Defesas de Qualificações de Doutorado e Dissertações de Mestrado abaixo relacionadas:
 

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO:

1) Aluno: Allan Douglas Bento da Costa

Matrícula: 201520080006.
Titulo: "Disseminação de Vídeos sobre Demanda em Redes Everything-to-Everything (X2X)".  

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira

Data: 07/12/2018.

Hora: 09h00 

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Leandro Aparecido Villas- Membro Externo (UNICAMP)
  4. Prof. Dr. Roger Immich - Membro Externo (UNICAMP)
  5. Profa. Dra Thais Lira Tavares dos Santos - Membro Externo (UFPA)

Resumo 

O grande volume de tráfego gerado por demandas sem precedentes de conteúdo de vídeo superam a capacidade de comunicação da infraestrutura de rede atual e soluções otimizações devem ser estudadas para permitir com que o conteúdo possa ser compartilhado com qualidade e para usuários com dispositivos heterogêneos. Levando em consideração a heterogeneidade de usuários, dispositivos e redes em cidades inteligentes, este trabalho apresenta uma proposta de distribuição de vídeos sobre demanda em ambientes  Everything-to-Everything (X2X). Uma métrica multicritério será apresentada de forma a permitir que dispositivos (veículos, pedestres, servidores) possam compartilhar seus conteúdos através de redes heterogêneas (RSU, WiFi, LTE, DSRC) com maior qualidade e com a menor taxa de utilização de recursos (bateria). Caches disponíveis em nuvem ou névoa serão utilizadas para permitirem a movimentação dos conteúdos dos vídeos respeitando os requisitos de atraso, perda e experiência do usuário. 

Palavras-Chave: X2X, Analytic Hierarchy Process, Cache, Perfis de Mobilidade, Localização do Conteúdo, Qualidade de Serviço e Qualidade de Experiência. 

 

2) Aluno: Lennon Sales Furtado

Matrícula: 201520080008.
Titulo: "Um Método de Ensino para o Processo de Medição de Software Baseado em Gamificação e Jogos Sérios". 

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 11/12/2018.

Hora: 08h00 

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Elói Luiz Favero - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto - Membro Interno (PPGCC/UFPA) 
  4. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Externo (UFPA/CAMPUS DE CAMETÁ)
  5. Profa. Dra. Mariane Kogut Eliasquevici - Membro Externo (FACOMP/UFPA) 

Resumo 

Contexto: Programas de melhoria de processos de software têm um dos fundamentos no processo de medição de software. Mesmo com tamanha importância, a literatura ressalta que muitos alunos estão deixando a academia sem a capacidade de conduzir tal processo. E isso pode ser entendido pela maneira como esse processo é encarado, a saber, demorado e difícil de entender. Ademais, é notória a ausência de fatores que motivem o domínio do processo de mensuração de software durante a vida acadêmica dos alunos. Neste contexto, a aplicação de jogos sérios e gamificação tem-se mostrado como alternativa interessante no contorno desta problemática, uma vez que tais abordagens são bem aceitas pelos distintos perfis de estudantes e podem ter um efeito motivador e engajador para estes. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria de Processos de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de uma revisão sistemática da literatura, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e jogos sérios nos referidos assuntos. Para assim, apresentar um método de ensino do processo de medição de software a partir de uma classe de aula gamificada com auxílio de jogos sérios. Sendo que este método tem por finalidade incentivar a interação em sala de aula e com isso fomentar o interesse pelo referido processo. Método: foi realizada uma revisão sistemática para identificar estudos primários que abordam o uso, proposta ou avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânica de jogo em engenharia de software. Enquanto a abordagem baseada em jogos, esta foi validada por meio de um experimento aplicado em uma turma de 15 estudantes, onde os alunos aplicavam diferentes critérios para avaliar os módulos da abordagem. Resultados: identificamos 102 estudos primários, publicados entre 2000 e 2016. E como resultado da abordagem baseada em jogos, foi obtido um nível de mais de 80% de avaliações com os critérios bom e excelente para a gamificação, sendo que esta ajudou no processo de ensino de medição de software a partir da criação de um ambiente competitivo e colaborativo com foco nas interações em sala de aula. Conclusões: embora o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não seja recente, há um grande espaço a ser explorado, especialmente em Melhoria de Processos de Software e Medição de Software. 

Palavras-Chave: Medição de Software, Gamificação, Jogos Sérios, Método de Ensino.

 

3) Aluno: Renato Hidaka Torres

Matrícula: 201620080008.
Titulo: "Sistema Inteligente para Identificação e Prevenção de Distração de Motoristas".  

Orientador: Prof.Dr. Gustavo Pessin

Data: 14/12/2018.

Hora: 09h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Gustavo Pessin - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Membro Interno (PPGCC/UFPA) 
  4. Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins  - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  5. Prof. Dr. Orlando Shigeo Ohashi Junior - Membro Externo (UFRA)
  6. Prof. Dr. Vinícius Pereira Gonçalves - Membro Externo (UNB) 

Resumo 

A distração de motoristas é um problema que tem provocado acidentes e mortes no mundo todo. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que os acidentes de trânsito estão entre as dez principais causas de morte no mundo. Dentre as causas de acidentes de trânsito, destaca-se a utilização do telefone celular como um dos principais motivadores. Um motorista, ao utilizar um telefone celular, ativa diferentes níveis de distração. Distrações físicas, visuais, auditivas e cognitivas podem ocorrer em decorrência da utilização do telefone celular. Considerando o elevado número de mortos e feridos devido à distração do motorista, diferentes medidas estão sendo tomadas para combater este cenário. Campanhas educativas, criação de leis, fiscalização, investimento em infraestrutura de rodovias e investimento em veículos seguros são medidas adotadas em diversos países. Em relação aos veículos seguros, destaca-se a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias como controle de estabilidade, de distância, de mudança de faixa, de colisão, de visão noturna e de distração. Nesse contexto, o presente trabalho está inserido na linha de pesquisa que investiga e desenvolve soluções para a distração de motorista. Partindo da hipótese de que prevenir a distração do motorista implica diminuir a probabilidade de acidentes e, consequentemente, salvar vidas, diferentes modelos de aprendizado de máquina foram desenvolvidos para prevenir e entender o contexto no qual a distração do motorista ocorre. Avaliação preliminares foram realizados para classificar e contextualizar os tipos de distração em virtude da utilização do telefone celular. Esta proposta de tese considerou desenvolver e avaliar sistemas inteligentes de aprendizado de máquina para classificar distrações de motoristas provenientes de chamadas telefônicas, elaboração e leitura de mensagem de texto. A coleta dos dados é realizada em experimentos naturalísticos a partir de sensores de smartphones. Os experimentos foram realizados a partir da observação macroscópica do motorista e da observação dos efeitos do comportamento distraído. Os experimentos de observação macroscópica utilizaram câmeras acopladas ao veículo para a coleta de dados. Já os experimentos que analisaram os efeitos do comportamento distraído, utilizaram sensores como acelerômetro, GPS, magnetômetro e giroscópio. Modelos de convolutional neural network, recurrent neural network , random forest, gradiente boosting, support vector machine, decision tree e etc, foram desenvolvidos para analisar os dados dos experimentos realizados. A avaliação dos resultados demonstra que os modelos de aprendizado de máquina possuem potencial para detectar e prevenir a distração de motorista. 

Palavras-Chave: Sistema Inteligente; Prevenção, Distração dos Motoristas.

 

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:

1) Aluno: Estevão Damasceno Santos

Matrícula: 201720070013.
Titulo: "A Utilização de Gamificação para o Ensino da Técnica de Análise de Ponto por Função". 

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 10/12/2018.

Hora: 08h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Elói Luiz Favero - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Externo (UFPA/CAMPUS DE CAMETÁ) 

Resumo 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias a todo momento e o aumento da concorrência entre as organizações, é essencial que estas busquem alcançar a qualidade no desenvolvimento de suas aplicações. Uma ferramenta essencial para isso é a Análise de Pontos de Função (APF). Mediante a isto torna-se essencial que os alunos tenham contato com essa técnica o mais cedo possível. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar os conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajamento da motivação dos alunos na disciplina de Qualidade em Software ministrada no curso de pós-graduação em ciência da computação da UFPA. Para isso, foram definidas aulas para ensinar a técnica de APF que utilizavam elementos de jogos como motivação para os alunos. Portanto, esta pesquisa resultou em um enriquecimento do conhecimento desses alunos na prática de estimativa, comumente presente e recomendada o uso em modelos de qualidade de software. Este trabalho visa contribuir para o ensino da técnica de APF para estudantes, visando uma melhor preparação para o mercado de desenvolvimento de software. Verificou-se também que a utilização de elementos de gamificação para o ensino desta técnica de estimativa foi eficiente, pois os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes tipos de aula. 

Palavras-Chave: Análise de Pontos por Função, Gamificação, Ensino, Aprendizagem.

 

2) Aluno: Ericson Sarmento Costa

Matrícula: 2016720070017.
Titulo: "Ferramentas e Recursos Gratuitos para Conversão Texto-Fala Baseada em Modelos Ocultos Markov no Português do Brasil". 

Orientador: Prof.Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto

Data: 11/12/2018.

Hora: 15h00 

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Alexandre Magno Andrade Maciel - Membro Externo (UPE) 

Resumo 

A conversão texto-fala (TTS) é atualmente uma tecnologia madura usada em muitas áreas como a educação e a acessibilidade. Alguns módulos destes sistemas dependem de conhecimento prévio da linguagem alvo, e enquanto existe muitos recursos públicos para algumas línguas (por exemplo: Inglês e Japonês), os recursos para o Português do Brasil (PB) ainda são muito limitados. Assim, este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema TTS completo baseado em modelos ocultos de Markov (HMM) utilizando o toolkit HTS (HMM Text to Speech toolkit) para PB, o qual pode ser aplicado ao ambiente desktop e embarcado, incluindo os scripts de treinamento com uma interface gráfica, uma base de dados de treinamento para demonstração, e uma interface de programação para aplicações com o motor de síntese HTS_engine. Também foi incluído nos scripts de treinamento um grande conjunto de ferramentas de processamento de linguagem natural (NLP), dentre elas um módulo específico e inédito de rotulação de texto para gerar entradas para o HTS_engine, o que expande de forma considerável os recursos publicamente disponíveis para o PB em relação aos sistemas TTS baseados em HMM, permitindo novas pesquisas acadêmicas e aplicações pela indústria. Todas estas ferramentas juntas foram chamadas de UFPAT2S Framework. Para validar o desempenho do UFPAT2S foram desenvolvidos testes que permitem comparar o sistema proposto com outros sistemas disponíveis no mercado através de avaliações subjetivas e objetivas com ouvintes voluntários. 

Palavras-Chave: Conversão texto-fala. Modelos ocultos de Markov. Português do Brasil. Código-livre.

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da Defesa de Qualificação de Doutorado abaixo relacionadas:

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO:
 
1) Aluno: Igor Furtado Carvalho

Matrícula: 201620080005.
Titulo: "Um Mecanismo Autonômico e Inteligente Baseado em Aprendizado Profundo para a Alocação de Funções Virtuais de Redes em Ambientes de Nuvens" 

Orientador: Prof. Dr.Antônio Jorge Gomes Abelém
Data: 29/11/2018.

Hora: 09h00 

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Marcos Cesar da R. Seruffo - Membro Externo (ITEC /UFPA) 
  4. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA)
  5. Prof. Dr. Edmundo Albuquerque S. e Silva - Membro Externo (UFRJ)

Resumo 

Implantar novos serviços ou atualizá-los por meio da compra de novos equipamentos implica em aumento de gastos de capital (CAPEX – Capital Expenditure) e de custos operacionais (OPEX – Operational Expenditure) por parte dos provedores de infraestrutura. Com a demanda por mais serviços,  equipamentos especializados (middleboxes) precisam ser adicionados à infraestrutura para que o provedor atenda às demandas em maior escala. Entretanto, são equipamentos caros e com tempo de vida útil curto, além de ser inviável integrá-los com outros equipamentos por conta de incompatibilidades entre fabricantes. Dentro deste contexto, um novo conceito para o fornecimento de serviços em redes foi criado, a Virtualização de Funções de Rede (NFV – Network Function Virtualization). Em NFV, os serviços de rede são virtualizados em servidores de uso geral, potencializando a tecnologia de virtualização no que diz respeito a como se pensar e projetar redes. Ao invés de haver um equipamento especializado executando uma única função dentro da rede, o que existe são módulos de software executando uma Função Virtual de Rede (VNF – Virtual Network Function) em um servidor. Com isso, há uma maior modularidade e isolamento de cada função na rede, melhor aproveitamento dos recursos físicos disponíveis, resultando, assim, na redução de custos por parte dos operadores de serviço, porém com maior escala. No contexto de NFV, um dos desafios diz respeito à alocação das VNFs nos servidores. O problema reside em escolher quais servidores receberão que instâncias de VNFs, considerando os requisitos do serviço e as restrições dos recursos, de forma a se otimizar uma dada métrica alvo, como minimização no uso de recursos físicos, redução de consumo energético ou taxa de serviços providos, por exemplo. Tal problema torna-se mais complexo em ambientes de larga escala, como, por exemplo, ambientes de nuvens, que possuem dezenas ou, até mesmo, centenas de servidores em seus datacenters. Desta forma, esta proposta de tese pretende apresentar uma proposta de solução para o problema supracitado por meio de técnicas computacionais inteligentes, especificamente Aprendizado Profundo, via Redes Neurais Profundas. Acredita-se que tais modelos podem ajudar a resolver o problema da alocação de VNFs por meio de predição de requisições de serviços em NFV. A predição dos serviços permitirá verificar quais VNFs tem maior probabilidade de compor um serviço e, com isso, o mecanismo será capaz de alocá-las nos servidores. Isso evita que VNFs afins sejam distribuídas pelos servidores de maneira não otimizada, fazendo com que o tempo para o fornecimento de um serviço que utilize tais funções seja alto por conta de uma má alocação. Além disso, permitirá um melhor gerenciamento dos recursos físicos, visto que, como se trata de um ambiente dinâmico, evita que uma alocação estática previamente definida seja utilizada e resulte em uma baixa taxa de fornecimento de serviços e um alto consumo energético.

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das  Defesas de Dissertação de Mestrado abaixo relacionadas:

 
1) Aluno: Leonardo Barbosa da Costa

Matrícula: 201620080016.
Titulo: "DLCP: Um Protocolo para a Operação Segura de Clientes Leves em Blockchain".  

Orientador: Prof. Dr.Antônio Jorge Gomes Abelém
Data: 03/10/2018.

Hora: 09h00 

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Roberto Samarone dos S. Araújo - Membro Externo (FACOMP/UFPA)
  4. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA)
  5. Prof. Dr. Weverton Luís da C. Cordeiro - Membro Externo (UFRGS)

RESUMO

Em blockchain, nodos completos são pares que armazenam cadeias completas de blocos que, em essência, incluem os cabeçalhos dos blocos e as transações neles contidas --- para, assim, validarem todas as novas transações inseridas. Em contrapartida, clientes leves são pares que possuem recursos limitados e, por esse motivo, eles requisitam aos nodos completos apenas os cabeçalhos dos blocos, que são suficientes para permitir a verificação de transações específicas através do uso de protocolos mais simples, como o Simple Payment Verification. Como uma abordagem convencional para impedir ações maliciosas de nodos completos durante a verificação de transações (falhas bizantinas), os clientes leves requisitam os cabeçalhos dos blocos para múltiplos nodos e comparam as respostas recebidas para validar os blocos. Um problema com essa abordagem é que um cliente leve deve conectar-se com cada nodo completo e executar as mesmas operações criptográficas para cada conexão repetidamente, o que resulta em sobrecarga no lado do cliente e tempos de resposta maiores. Nesse trabalho, propõe-se uma abordagem alternativa para tratar esse problema, no qual os clientes leves são capazes de criptografar uma requisição de cabeçalhos dos blocos apenas uma vez e enviar tal requisição para um conjunto pre-determinado de nodos. Estes são então capazes de acessar, processar e responder de volta ao cliente com uma única resposta. Essa abordagem, chamada de Distributed Lightweight Client Protocol (DLCP), permite aos clientes leves verificar com baixa complexidade se os nodos completos concordaram sobre uma dada resposta. A partir de avaliações experimentais, observou-se que o DLCP provê menor latência e reduz a sobrecarga de computação e comunicação em comparação com a abordagem convencional existente.

Palavras-Chave: Segurança em Redes de computadores; Blockchain; Chaves públicas. 

 

2) Aluno: Diego Bento Aires Teixeira

Matrícula: 201720080010.
Titulo: "Algoritmo Genético para Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda em Redes Ópticas WDM com Tráfego Estático".  

Orientador: Prof. Dr. Josivaldo de Souza Araújo
Data: 10/10/2018.

Hora: 09h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Josivaldo de Souza Araújo - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Profa. Dra. Fabiola Pantoja Oliveira Araújo - Membro Externo (FACOMP/UFPA)
  3. Prof. Dr. Afonso Jorge Ferreira Cardoso - Membro Externo (EMBRAPA) 

RESUMO

Para transmitir dados de forma eficiente através de uma rede de fibra óptica, muitos algoritmos de roteamento e alocação de comprimento de onda (RWA) têm sido propostos. Este trabalho apresenta um algoritmo genético que objetiva resolver os subproblemas do RWA, que consistem em escolher o caminho ótico mais adequado (ou seja, uma combinação de uma rota e um canal de comprimento de onda) entre um par origem-destino de nós em redes ópticas transparentes. Uma comparação com algumas abordagens já conhecidas em termos de probabilidade de bloqueio foi realizada. Os resultados mostram um desempenho satisfatório, uma vez que a probabilidade média de bloqueio atingida pelo algoritmo genético foi menor do que, ou relativamente equivalente, às das técnicas comparadas. 
Palavras-Chave: Algoritmo Genético, Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda, Redes Ópticas WDM 
 
 
3) Aluno: Edson Costa Dias

Matrícula: 201720080031.
Titulo: "Processo de Solução Técnica do CMMI-DEV para Projetos de Manutenção de Software: Um Estudo de Caso de Implementação"

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 25/10/2018.

Hora: 08h00 

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Eloi Luiz Favero - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Externo (CAMPUS DE CAMETÁ/UFPA)

RESUMO

Organizações que atuam no segmento de desenvolvimento de software desempenham papéis importantes no contexto econômico mundial, isso é um fato evidente nos dias atuais. Parte dessas organizações são caracterizadas como Pequenas e Médias Empresas (PME) e elas reconhecem que para produzirem softwares com qualidade e concentrarem esforços para serem competitivas na indústria, precisam melhorar seus processos das atividades de produção de software. Há ainda um segmento das PME de softwares que concentram grande parte de suas atividades na manutenção de software e enfrentam dificuldades nas tarefas para correção de erros no código ou mesmo para adaptação ou evolução dos requisitos dos softwares. Neste contexto, esta dissertação apresenta uma abordagem de um processo de Solução Técnica (Technical Solution– TS) para projetos de manutenção de software tendo como referência o modelo CMMI-DEV. O propósito da área TS é projetar e implementar os requisitos quando estes já estão desenvolvidos e prontos. O caso de implementação dessa área foi realizado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O CTIC tendo o perfil de uma PME, é o órgão da instituição que possibilita soluções de tecnologias de informação e comunicação para a comunidade universitária da UFPA, incluindo serviços de desenvolvimento e manutenção dos produtos de softwares utilizados na pela instituição. A implementação da TS no CTIC partiu de um mapeamento da área na organização, seguido da modelagem e finalizando com uma avaliação para ter a evidência de que a implementação realizada na organização estivesse aderente às práticas descritas no modelo CMMI-DEV. Após a avaliação, foi possível constatar que o objetivo pretendido foi alcançado, uma vez que a organização teve seu processo de Solução Técnica mapeado, modelado e melhoradopara as atividades de manutenção de software, tornando a proposta do processo viável e útil, contribuindo como um método para implementar áreas de processo seguindo a representação contínua do CMMI-DEV em PME. 
Palavras-Chave:Qualidade de Software, Melhoria de Processo de Software, Solução Técnica, Manutenção de Software. 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das  Defesas de Qualificação de Doutorado e Dissertação de Mestrado abaixo relacionadas:
 
 
DEFESAS DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO:
 
1) Aluno: Adailton Silva Magalhães

Matrícula: 201620080003.
Titulo: "Um Estudo Empírico sobre Fatores que Influenciam Testes de Software em Projetos Distribuídos de Software ".  

Orientador: Prof. Dr.Cleidson Ronald Botelho de Souza
Data: 05/09/2018.

Hora: 08h00 

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Cleidson Ronald Botelho de Souza - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portea - Membro Externo (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)
  5. Prof. Dra. Tayana Uchôa Conte - Membro Externo (UFAM)

Resumo

A fase de testes é essencial para qualquer projeto de desenvolvimento de software, e é particularmente crítica em projetos distribuídos de software (DDS), onde testadores e desenvolvedores estão dispersos entre diferentes locais de trabalho e possuem contato e interação presencial limitados. Apesar de existirem diversos estudos e relatos na literatura sobre fatores que podem influenciar o comportamento e desempenho das equipes em projetos DDS, atividades realizadas durante esta pesquisa apontaram para um gap de estudos para entender os fatores relacionados a testes em ambientes de projetos DDS. Neste sentido, neste projeto de tese são descritos os principais resultados obtidos até o momento da investigação empírica conduzida. Na primeira fase exploratória desta pesquisa investigou-se os fatores e o comportamento de projetos DDS baseado em dados de um projeto real e uso de técnicas de simulação de processos. A partir destes resultados iniciais e a identificação do gap na literatura de estudos específicos aos fatores relacionados à testes em projetos DDS através de uma revisão sistemática da literatura, esta pesquisa seguiu para uma fase experimental. A fase experimental foi iniciada com a identificação de fatores na literatura sobre testes em projetos de desenvolvimento de software, e posteriormente foi conduzida a criação de modelos baseado em técnicas de regressão para entender o relacionamento e influência destes fatores em projetos de testes em projetos DDS. Os resultados atuais sugerem mais tempo despendido entre times remotos está correlacionado com o esforço despendido na correção de bugs de um release do projeto. espera-se que os modelos criados possam ser reutilizados para outros contextos de projeto de desenvolvimento de software, e nesta direção são apontadas as atividades pretendidas para finalização desta pesquisa.

Palavras-Chave: Estudo Empírico, Teste de Software, Simulação de Processos, Regressão Linear. 

 

2) Aluno: Abraham Lincoln Rabelo de Souza

Matrícula: 201520080001.
Titulo: "Um Método de Apoio à Modelagem e Simulação de Redes Bayesianas para o Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Software ".  

Orientador: Prof. Dr.Cleidson Ronald Botelho de Souza
Data: 06/09/2018.

Hora: 08h00

Local: LABTIC da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Cleidson Ronald Botelho de Souza - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portea - Membro Externo (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)
  5. Prof. Dra. Tayana Uchôa Conte - Membro Externo (UFAM)

Resumo

Apesar dos inúmeros avanços em métodos, técnicas e ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento de software, ainda são comuns os relatos sobre problemas causados por falhas nos sistemas de software. A literatura especializada sugere que ainda temos pouco conhecimento sobre os fenômenos que afetam o processo de desenvolvimento. E indica a necessidade de estudos que permitam a investigação, racionalização e ampliem nosso entendimento sobre suas causas e efeitos. Neste contexto, a modelagem e simulação de processos de software se destaca em relação a outros tipos de estudos experimentais por viabilizar a experimentação virtual, que proporciona menor consumo de recursos e tempo, além de agilizar o tempo de resposta do fenômeno investigado. O objetivo principal deste trabalho é propor um método de apoio a modelagem e simulação com redes bayesianas aderente ao gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Para isso, foram elaborados um modelo conceitual e o método de apoio. O modelo conceitual contextualiza o uso de simulação com redes bayesianas durante o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. O método visa orientar a modelagem e simulação. Para avaliar o método proposto foi realizado um estudo piloto em ambiente laboratorial que resultou na definição de uma rede bayesiana. O método proposto pretende contribuir para a área de desenvolvimento de software preenchendo a lacuna identificada na literatura a respeito da falta de detalhes sobre os procedimentos metodológicos que orientam a modelagem e simulação com redes bayesianas em problemas do desenvolvimento de software.

Palavras-Chave: Redes Bayesianas Modelagem e Simulação de Redes Bayesianas Método Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Software. 

 

3) Aluno: Tiago Davi Oliveira de Araujo

Matrícula: 201620080009.
Titulo: "Um Modelo para Reconhecimento, Reconstrução e Personalização de Gráficos de Dados Estáticos".  

Orientador: Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins
Data: 19/09/2018

Hora: 15h30 

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Carlos Gustavo R. dos Santos - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  5. Prof. Dr. José Gustavo de Souza Paiva - Membro Externo (UFU)
  6. Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães - Membro Externo (UNIFESP)

Resumo

Gráficos de dados são amplamente utilizados para comunicação, comparação e análise de dados em vários meios. Um bom gráfico de dados deve apresentar os elementos e dados necessários para seu bom entendimento, tais como: informação sobre eixos, escalas, títulos, legendas, linhas de tendência, etc. Contudo, em muitos casos, parte desses elementos geralmente não está disponível, bem como os dados que os criaram, prejudicando o entendimento do usuário e o redesign do gráfico. Desta forma, a imagem do gráfico torna-se a única fonte para o seu redesign, sendo necessário um processo de extração das características desse gráfico, que de forma mais detalhada engloba as etapas de localização do gráfico na imagem, sua segmentação, classificação do tipo, extração dos dados e características visuais. A partir desses dados é possível melhorar o gráfico ou até mesmo propor um novo tipo de gráfico para representar os mesmos dados. Assim, esta proposta de tese propõe um modelo para reconhecimento, reconstrução e personalização de imagens de gráficos de dados que pode ser apresentada em diversos cenários, tais como: realidade aumentada, realidade virtual, dispositivos móveis, web, etc. Como resultados parciais, um protótipo inspirado nesse modelo será apresentado, tendo como cenário de uso o gráfico de barras. Em relação as tecnologias adotadas, destacam-se para segmentação e localização do gráfico na imagem digital a Mask R-CNN, uma rede neural convolucional que classifica e segmenta objetos em uma imagem, para extração dos dados são utilizados algoritmos de OCR para encontrar títulos e eixos, para identificação dos contornos e características visuais para extração das informações das barras será utilizado OpenCV, para reconstrução e personalização dos gráficos são utilizadas a biblioteca de visualização da informação D3 e gramática de geração de gráficos VEGA. Por fim, para validação de cada etapa são utilizados métodos específicos, por exemplo, as etapas de localização do gráfico e segmentação faz uso do Mean Average Precision, métrica utilizada para precisão de detecção de objetos, a fase de extração de dados utiliza o Erro Absoluto Médio para comparar os gráficos reconhecidos com os dados originais para testar a precisão do método, e para fase de reconstrução e personalização será realizada uma avaliação qualitativa com usuários. 

Palavras-Chave: Reconhecimento de Gráfico, Aprendizado de Máquina, Processamento de Imagem, Visualização da Informação.  

 

4) Aluno: Anderson Gregório Marques Soares

Matrícula: 201520080002.
Titulo: "Expandindo a Visualização de Dados Multidimensionais em Treemaps com Glifos".  

Orientador: Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins
Data: 20/09/2018

Hora: 09h00 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Carlos Gustavo R. dos Santos - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  5. Prof. Dr. José Gustavo de Souza Paiva - Membro Externo (UFU)
  6. Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães - Membro Externo (UNIFESP)

Resumo

A Visualização da Informação (InfoVis) é a área que estuda representações visuais interativas para dados abstratos com objetivo de potencializar a percepção dos usuários sobre os dados. A técnica treemap é uma técnica de InfoVis consolidada e bastante difundida, que possui como principais características a visualização de dados hierárquicos e o uso de todo o espaço visual disponível de tela. No entanto, tal técnica apresenta alguns desafios para a representação de dados, entre elas destacam-se: poucas opções para representação visual de dados, limitada a tamanho, cor e rótulo; e para aumentar a dimensionalidade de dados utiliza-se os níveis hierárquicos, mas um número elevado de hierarquias dos dados pode dificultar a percepção dos usuários sobre os mesmos. Como objetivo de proposta de tese, visa-se propor soluções para mitigar os desafios apresentados na utilização da técnica treemap para muitas dimensões de dados, propondo como alternativa a agregação de glifos aos itens de dados visuais da técnica. No contexto de InfoVis, glifos são objetos visuais que codificam individualmente os atributos de uma base de dados a uma ou mais características visuais (variáveis visuais). Esta proposta de tese considera três principais cenários para comparação e avaliação: treemap, treemap com glifos e treemap com glifos adaptativos. Os glifos adaptativos são glifos que estão em itens do treemap com áreas muito pequenas, e por esta rezão é realizado uma análise de qual parte do glifo deve ser apresentada para ainda ser uma informação visual útil. Visando verificar as propostas, foi desenvolvido um protótipo computacional que permite criar cenários propostos para análise de dados multidimensionais. A avaliação dos cenários gerados será com base em tarefas de InfoVis aplicadas a grupos de usuários, tais como: busca de similaridades, busca visual, detecção de tendência, etc. Adicionalmente, cada participante responde um questionário qualitativo sobre as tarefas realizadas, e as características dos glifos. Por fim, uma análise preliminar dos resultados dos dados coletados quantitativos e qualitativos é apresentada.

Palavras-Chave: Visualização da Informação, Treemap, Glyph.

 

DEFESAS DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO:

1) Aluno: Michell Costa Oliveira da Cruz

Matrícula: 201620070010
Titulo: "Modelo para Tomada de Decisão no Processo de Imputação de Dados Faltantes"

Orientador: Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins
Data: 19/09/2018

Hora: 09h00

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Bianchi Serique Meiguins - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Co-Orientador (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos Gustavo Resque dos Santos - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães - Membro Externo (UNIFESP)

Resumo

Dados geralmente contêm valores ausentes e as razões são diversas. Valores ausentes ocorrem quando as medições valham, quando os resultados da análise são perdidos ou quando as medições são incompreensíveis. Logo, os registros de dados estão incompletos, o que pode causar análise de dados ineficientes e decisões imprecisas. A forma de analistas lidam com dados incompletos pode ser um trabalho difícil, sendo a diferença entre estudos enviesados e não enviesados. Técnicas de imputação são umas das principais maneiras de tratar dados faltantes. No entanto, vários fatores devem ser considerados na hora de se decidir o método mais indicado para uma base especifica. Desse modo, este trabalho desenvolveu um modelo de decisão cujo o objetivo e auxiliar no processo de imputação de dados, guiando o analista através de quatro etapas. Elas permitem (a) determinar, através de técnicas de visualização, os mecanismos geradores de dados faltantes, (b) realizar o tratamento de outliers, (c) executar simulações em amostras da base para definir, por meio de métricas de avaliação, qual a técnica de imputação mais eficiente para um conjunto de dados, e (d) realizar a imputação com a técnica selecionada como melhor opção. A metodologia proposta foi avaliada simulando a ocorrência de dados faltantes e seus mecanismos em cinco bases de dados reais através de cinco técnicas (Média, Hot-Deck, KNN Imputation, IRMI, MICE) de imputação considerando as métricas RMSE, MAE, MPE, Acurácia Categórica e Tempo de Execução. Seguindo o modelo de decisão proposto, os resultados mostraram a influência negativa dos outliers na imputação e a escolha da melhor técnica para cada cenário. Com isso, conclui-se que o modelo de tomada de decisão desenvolvido consegue orientar o analista nas etapas do processo de imputação de dados faltantes.

Palavras-Chave: Dados faltantes, imputação de dados, modelo de decisão, outlier, visualização de informação. 

 

Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da Defesa de Dissertação de Mestrado abaixo relacionada:

 
 
1) Aluno: Caio Marcos Flexa Rodrigues

Matrícula: 201620070018.
Titulo: "Um Novo Índice de Validade Cluster Baseado no Espalhamento Equidistante Mútuo para Clusterização Crisp"  

Orientador: Prof. Dr. Claudomiro de Souza de Sales Junior 
Data: 22/08/2018

Hora: 10h30 

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

 

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Claudomiro de Souza de Sales Junior  - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Ronnie Cley de Oliveira Alves - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Profa. Dra. Regiane Silva Kawasaki Francês - Membro Externo  (FACOMP/UFPA)

 

Resumo

A Clusterização de dados tem sido amplamente utilizada na descoberta do conhecimento para revelar estruturas de dados úteis ao analista. Como uma das tarefas mais importantes do reconhecimento de padrões, a clusterização particiona um conjunto de dados em grupos cujos elementos do mesmo cluster sejam semelhantes e elementos de cluster diferentes são dissimilares. Elementos de clusterização em geral supõem que o número de clusters K é conhecido, embora não haja conhecimento prévio sobre o conjunto de dados. Consequentemente, o significado dos grupos definidos precisa ser válido. Índices de validade de cluster são comumente usados para realizar a validação de resultados de clusterização. No entanto, a maioria deles é considerada dependente do número de objetos de dados e, geralmente, tende a ignorar grupos pequenos e de baixa densidade. Além disso, soluções de cluster subótimas são frequentemente selecionadas quando os clusters estão em um certo grau de sobreposição ou baixa separação. Assim sendo, propomos um novo índice de validade interna não paramétrico baseado no espalhamento equidistante mútuo dentro do cluster para clusterização crip. Sete diferentes índices de validade foram analisados em comparação com o índice  proposto, a fim de detectar o número de clusters em conjunto de dados. Experimentos em dados sintéticos e do mundo real mostram a eficácia e confiabilidade de nossa abordagem para validar o hiperparâmetro K.  

Palavras-Chave: Índice de validade de cluster, Espalhamento Equidistante mútuo, Número de cluster, Clusterização crip, Aprendizagem não supervisionada. 

 

2) Aluno: Fábio Malcher Miranda

Matrícula: 201720070005.
Titulo: "Aprimorando Montagens Metagenômicas Através do Particionamento de Dados de Sequenciamento pelo Conteúdo GC "

Orientador: Prof. Dr. Rommel Thiago Jucá Ramos
Data: 31/08/2018

Hora: 14h00

Local: Auditório do Centro de Genômica e Biologia da Ufpa.

 

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Rommel Thiago Jucá Ramos - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Luiz Carlos Guimarães - Membro Externo (UFPA)

 

Resumo

A montagem de dados metagenômicos sequenciados por plataforma NGS acarreta em grandes desafios computacionais, especialmente devido ao grande volume de dados, erros de sequenciamento e variações de tamanho, complexidade, diversidade e abundância dos organismos presentes em um determinado metagenoma. Para superar esses problemas, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de bioinformática de código aberto chamada GCSplit, que divide as sequências metagenômicas em subconjuntos usando uma métrica pouco dispendiosa computacionalmente: O conteúdo GC. Experimentos realizados em dados reais, obtidos no banco de dados SRA, mostram que o pré-processamento de leitura curtas com o GCSplit antes da montagem reduz o consumo de memória e gera resultados de maior qualidade, como aumento no tamanho do maior contig e na memória N50, enquanto tanto o valor L50 quanto o número total de contigs produzidos na montagem foram reduzidos. O GCSplit está disponível através do endereço https://github.com/mirand863/gcsplit. 

Palavras-Chave: Particionamento de dados, Ferramentas de bioinformática, Pré-Processamento de dados metagenômicos.   

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das Defesas de Qualificação de Doutorado e Dissertação de Mestrado abaixo relacionadas: 

 

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO: 

1) Aluno: Fernando Nazareno Nascimento Farias

Matrícula: 201520080008

Título: "VSDNLight: Orquestração de Redes Virtuais Definidas por Software Através de Hipervisores Leves". 

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém 

Data: 26/06/2018

Hora: 09h00

Local: LABTIC da Universidade Federal do Pará

 

Banca Examinadora: 

  1. Prof. Dr. Antônip Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Raimundo Viegas Junior - Membro Externo (FACOMP/UFPA)
  4. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA) 
  5. Prof. Dr. José Ferreira de Rezende - Membro Externo (UFRJ)

Resumo

Com o surgimento das redes definidas por softwares (SDN) e características como programabilidade e abstração na infraestrutura, permitiu-se criar novas soluções de virtualização de redes, não apenas compartilhando utilização de um recurso especifico da infraestrutura, mas também, compartilhando parte ou toda visão topológica da mesma, ou seja, qualquer recurso disponível da infraestrutura. Para construção de redes virtuais definidas por software (VSDN) em fatias ou slices da infraestrutura física, faz-se a utilização de soluções de hipervisores. No entanto, essas soluções vêm apresentando limitações de escalabilidade e desempenho. O objetivo principal do trabalho é apresentar uma proposta de orquestração de uma nova forma de prover redes virtuais definidas por softwares que integrem soluções no plano de dados e controle através de hipervisores com menos atribuições de orquestração e controle dos elementos da infraestrutura física, que serão chamados, hipervisores leves. 

Palavras-Chave: Redes Definidas por Software; Virtualização; Hipervisores Leves.  

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:

2) Aluno: Isaac Souza Elgrably

Matrícula: 201620070019

Título: "O Uso de Elementos de Gamificação Para o Ensino da Técnica de TDD". 

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 29/06/2018

Hora: 09h00

Local: LABCOMP I do Instituto de Ciências Exatas e Naturais 

 

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Externo (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)

Resumo

Com a maior imersão das equipes de desenvolvimento de software aos métodos e práticas ágeis, tornou-se necessário que os alunos tenham cada vez mais cedo o contato com práticas oriundas dos Testes Ágeis. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajar a motivação de um grupo de alunos na disciplina de Qualidade de Software ministrada na graduação e pós-graduação. Para isso, foram separadas aulas para o ensino de testes ágeis que utilizaram elementos como motivação para os alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como resultado um enriquecimento do conhecimento destes alunos em práticas de testes. Este trabalho busca como contribuir com o ensino de práticas ágeis para alunos, visando um melhor preparo para o mercado de desenvolvimento de Software. Pôde-se constatar, ainda, que a utilização de elementos da gamificação para o ensino de testes ágeis foi eficiente, pelo fator de que os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes cenários de aprendizagem que foram ministrados.   

Palavras-Chave: Gamificação; Aprendizado; Ensino; Desenvolvimento Guiado a Teste.