O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da Defesa de Qualificação de Doutorado, abaixo relacionada:

1) Aluno: Júlio Cezar Costa Furtado

Matrícula: 201520080005.
Titulo: "Uma Proposta de Abordagem para o Ensino de Controle Estatístico do Processo em Cursos Superiores de Computação"

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Data: 21/11/2017.

Hora:09:30 h

Local: Auditório  do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Elói Luiz Favero - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira - Membro Externo (FACOMP/UFPA)
  4. Prof. Dr. Rafael Oliveira Chaves - Membro Externo (ITEC/UFPA)
  5. Profa. Dra. Viviane Almeida dos Santos - Membro Externo  (PCCA/UFPA)

Resumo

Um processo considerado sob controle estatístico deve ser estável e repetível. A importância do Controle Estatístico de Processos (CEP) para a indústria de software cresceu nos últimos anos, muito devido ao uso de modelos de qualidade. Para entender a importância do CEP para a indústria de software, um survey foi aplicado para engenheiros de software. Como resultado, foi possível identificar uma falta de alinhamento entre as necessidades da indústria e o que é ensinado na academia. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor um abordagem de ensino para o CEP, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado no aluno. A metodologia é composta pela leitura de relatos de experiência, PBL (Problem Based Learning), discussão de casos práticos, uso de jogos, projetos práticos e reflexões sobre o conteúdo aprendido. Um experimento foi executado para avaliar o efeito no aprendizado do Controle Estatístico de Processos, no nível de aplicação, promovido pela abordagem de ensino proposta comparada a aulas expositivas tradicionais em cursos de graduação em Computação. Resultados positivos e estatisticamente relevantes foram obtidos. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre a academia e a indústria, provendo profissionais mais adaptados a estas organizações.

PALAVRAS-CHAVE: Controle estatístico de processos; Engenharia de software; Educação na engenharia de software; Melhoria de processos de software; Qualidade de Software.

Abstract

process considered in statistical control must be stable and repeatable. The Statistical Process Control (SPC) importance for the software industry has grown in recent years, mainly due to the use of quality models. To understanding the SPC importance to the software industry, a survey was applied to software engineers. As results, it was possible to identify there was a lack of alignment between industry’s needs and what was been taught in academia. In this context, this work aims to propose a teaching methodology for SPC where the learning process is student centered. The methodology is composed of reading experience reports, PBL (Problem Based Learning), practical cases discussion, use of games, practical projects, and reflections on the learned. An experiment was carried out to evaluate the learning gain on the Statistical Process Control, at the application level, provided by the teaching approach compared to traditional classes in undergraduate courses in Computing, where positive and statistically relevant results were obtained. As contribution, this work is helping to strengthen ties between academia and industry and to provide professionals more adapted to these organizations.

KEYWORDS: Statistical process control; Software Engineering; Software Engineering Education; Software Improvement; Software Quality.