O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da Defesa de Dissertação de Mestrado abaixo relacionadas:

1) Aluno: Cassio Trindade Batista

Matrícula: 201620070022
Titulo: "Uma Proposta de Sistema de Controle Remoto Universal e Multimodal Baseado em Movimentos da Cabeça e Comandos de Voz"

Orientador: Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto
Data: 06/12/2017.

Hora: 09h30

Local: FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Aldebary Rodrigues Castro - Membro Externo ao Programa (UFPA)
  3. Prof. Dra. Andréa da Silva Miranda - Membro Externo à Instituição (UFRA)

Resumo:

A evolução tecnológica, num sentido amplo, caminha para que as pessoas possam interagir com os equipamentos eletrônicos de forma mais fácil. Por outro lado, para pessoas com deficiência, essa interação torna-se algo mais do que simples: ela se torna possível.  Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema de controle remoto universal, multimodal, livre e de baixo custo que permite o controle remoto de dispositivos eletrônicos através de comandos de voz e gestos da cabeça. Além disso, um circuito sensor de proximidade foi combinado a módulos de rádio-frequência para agir, em paralelo a um comando de voz, como um acionador externo sem fio.  Dentre as aplicações encontradas a respeito de controles remotos alternativos para aparelhos eletrônicos convencionais (que recebem informação remota via luz infravermelha), nenhuma dá suporte a gestos da cabeça como entrada, tampouco à combinação deste método de interação com a voz, o que certamente seria uma opção viável para pessoas cujos membros superiores são comprometidos. Uma avaliação objetiva foi realizada especificamente sobre as técnicas implementadas como método de entrada do sistema. Como resultado, foi possível constatar muitas vantagens e algumas desvantagens em relação a metodologia proposta. Um teste subjetivo, baseado em um questionário mean opinion score, também foi aplicado com objetivo de avaliar o protótipo do sistema de modo geral, o qual mostrou grande interesse da parte dos participantes em um possível produto final. 

Palavras-Chave: Tecnologia assistiva; controle remoto universal; open-source; estimação da pose da cabeça; síntese de voz; e reconhecimento automático de voz. 

 

2) Aluno: Fernando Fabio Dias Gama da Mata

Matrícula: 201620070006
Titulo: "Investigando Métodos Inteligentes Para Detecção de Anomalias em Comportamento de Insetos Sociais".

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Pessin
Data: 14/12/2017.

Hora: 10h00

Local: UFPA/Videoconferência. 

Banca Examinadora:

 

  1. Prof. Dr. Gustavo Pessin - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. José Reginaldo Hughes Carvalho - Membro Externo à Instituição (UFAM)
  4. Prof. Dr. Sandro José Rigo - Membro Externo à Instituição (UNISINOS)

Resumo:

Abelhas são um dos mais importantes polinizadores uma vez que auxiliam na reprodução das plantas assegurando a produção de sementes e frutos. Elas são importantes tanto na polinização quanto na produção de mel o que beneficia pequenos e grandes agricultores. No entanto, nos últimos anos, a população de abelhas vem diminuindo de maneira significativa em escala global. Neste cenário, a compreensão do comportamento das abelhas tornou-se uma questão de grande importância e preocupação na tentativa de encontrar as possíveis causas desta situação. Neste trabalho, nosso objetivo é propor, desenvolver e investigar metodologias que combinem métodos não supervisionados para detecção de anomalia baseado em distância e modelos supervisionados baseados em aprendizagem de máquina. Os resultados mostram que a combinação das técnicas permite a detecção de eventos anômalos em comportamento de insetos de forma satisfatória.

Palavras-Chave: Aprendizado de máquina; Detecção de Anomalia; Janela Deslizante; Polinização; Abelhas.

 

3) Aluno: Bruno Garcia da Costa

Matrícula: 201420070019
Titulo: "Classificação de Faltas do Tipo Curto Circuito em Linhas de Transmissão Utilizando KNN-DTW"

Orientador: Prof. Dr.Jefferson Magalhães de Morais
Data: 15/12/2017.

Hora:09:30 h

Local: LABCOMP 2 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Raimundo Viegas Junior- Membro Externo (FACOMP/UFPA)

Resumo:

Os sistemas de classificação de faltas em linha de transmissão podem ser divididos em dois tipos: sistemas de classificação on-line e pós-falta. Este trabalho foca na classificação de sequências representado faltas do tipo curto-circuito em linhas de transmissão em um cenário pós-falta. Neste cenário as sequências possuem comprimento (duração) variável. Na classificação de sequência é possível utilizar classificadores convencionais tais como Redes Neurais artificiais. Neste caso, o processo de classificação requer um pré-processamento ou um estágio de front end que converta os dados brutos em parâmetros sensíveis para alimentar o classificador. Uma solução para este problema são as arquiteturas baseada em frames (FBSC). O problema da arquitetura FBSC é que esta possui muitos graus de liberdade na concepção do modelo (front end mais classificador) devendo este ser avaliado usando conjunto de dados completo e uma metodologia rigorosa para evitar conclusões tendenciosas. Alternativamente à arquitetura FBSC, este trabalho propõe o classificador K-Nearest Neighbor associado a medida de similaridade Dynamic Time Warping (DTW) denominado de KNN-DTW para classificação de faltas. Este classificador é capaz de lidar diretamente com as sequências de tamanhos diferentes, sem a necessidade do uso de um front end, diminuindo o pipeline imposto pela arquitetura FBSC. Nos experimentos foram utilizados dados simulados de faltas do tipo curto-circuito, oriundos de uma base de dados pública chamada UFPAFaults. Foi realizada uma comparação em termos de desempenho entre o classificador KNN-DTW e a arquitetura FBSC. No caso da arquitetura FBSC diferentes front ends (ex. wavelet e rms) e classificadores convencionais (ex. máquinas de vetores de suporte e redes neurais) foram testados. Os resultados obtidos indicam que o classificador KNN-DTW, mesmo em um cenário com ruído nas amostras, apresenta desempenho próximo à arquitetura FBSC, porém sem a necessidade do uso de front end o que diminui o custo computacional desse classificador.

Palavras-Chave: Sistema Elétrico de Potência, Classificação de Faltas, Arquitetura FBSC, Algoritmo KNN-DTW.

 

4) Aluno: George Hamilton Barbosa Fernandes Ota

Matrícula: 201520070029.
Titulo: "Uma Harmonização das Atividades do ITIL com Práticas do CMMI-SVC com Foco na Implementação dos Processos do Livro Service Design"

Orientador: Prof. Dr.Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Data: 20/12/2017.

Hora:14 h

Local: LABCOMP 1 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Alfredo Braga Furtado- Membro Externo (FACOMP/UFPA)

Resumo: 

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) é atualmente um dos pouco que se mantiveram em expansão de 2015 à 2016 no Brasil, este fato decorre da constante atualização de seus produtos e serviços, assim como a percepção de seus clientes quanto aos benefícios estratégicos trazidos pelas ferramentas digitais que as empresas de TI podem desenvolver, comercializar e implementar. Segundo o Gatner Group, muitas empresas ainda buscam cortar custos, mas, em muitos casos, o que obtiveram com a economia nesse processo foram redirecionadas para investimento em TI, para suportar as mudança da área de negócio em base digital com melhor performance e agregado valor aos seus produtos e serviços. Provedores de serviço de TI, atendendo a este cenário, buscam obter certificações disponíveis no mercado que melhorem a credibilidade e a confiança por empresas interessadas em aquisição de produtos e serviços de qualidade. Entretanto, nem sempre uma certificação consegue atender por completo as necessidades desses provedores, levando-os a adotar inúmeras outras certificações. Quando isso acontece, surgem diversos problemas devido as diferentes estruturas e componentes dos modelos de certificações adotados, o que demanda mais tempo, além de gerar custos extras com a implantação de dois ou mais modelos de certificação. Os desafios de implementar vários modelos em uma organização podem ser contornados com uso de implementações multimodelos, de forma que as divergências entre os modelos sejam harmonizadas por meio de um mapeamento entre os modelos selecionados. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de harmonização entre as atividades dos processos do framework ITIL com as práticas específicas do modelo de melhoria de processo de serviço utilizado na indústria, o CMMI-SVC. O foco desta harmonização reside nos processos do livro da ITIL Service Design, que visa projetar, desenvolver e identificar o que é necessário para fornecer o serviço de TI com qualidade e que dê suporte à estratégia de negócio da organização. Os resultados da harmonização foram verificados passo a passo, incluindo uma revisão por pares da harmonização e foram assistidos por um especialista na estrutura ITIL e no modelo CMMI-SVC. Desta forma, o objetivo deste trabalho é correlacionar as estruturas desses padrões e assim obter benefícios com a redução de tempo e custos para a implementação conjunta e estimular a execução de implementações de vários modelos para o gerenciamento de serviço de TI.

Palavras-Chave: ITIL, CMMI-SVC, Mapeamento de Modelos, Multimodelos, Modelos de Qualidade, Qualidade de Serviço.