O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das Defesas de Dissertações de Mestrado abaixo relacionadas:

1) Aluno: Ricardo Rodrigo Marinho Melo

Matrícula: 201520070018.
Titulo: "CrowdSourcing no Desenvolvimento de Software: Caracterização da Colaboração nos Desafios da Plataforma TopCoder

Orientador: Prof. Dr. Cleidson Ronald Botelho de Souza
Data: 05/03/2018.

Local: LABTIC

1. Prof. Dr. Cleidson Ronald Botelho de Souza - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Membro Interno  (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Rafael Prikladnicki - Membro Externo  (PUC/RS)

Resumo

Em crowdsourcing uma tarefa é divida em pequenas partes que são realizadas pela “crowd”. Crowdsourcing em engenharia de software significa que esta tarefa é uma tarefa de desenvolvimento de software. O TopCoder é maior plataforma de crowdsourcing do mundo na área de engenharia de software que realiza desafios de programação. O vencedor de um desafio recebe uma compensação financeira. Este trabalho descreve uma análise qualitativa da colaboração entre os coders que atuam na plataforma TopCoder. A análise foi feita a partir das mensagens trocadas entre os coders dos desafios que ocorreram nos meses de Julho e Agosto de 2017. Esta análise considerou dois tipos de codificação: a primeira identifica o tipo de mensagem e a segunda identifica o tema relacionado. Os resultados deste trabalho sugerem que, apesar desta ser uma competição, existem diferentes tipos de colaboração entre os coders. Estes resultados podem ser utilizados para sugerir mecanismos que permitam incentivar a colaboração dos coders na plataforma.

Palavras-Chave: Crowdsourcing. TopCoder. Análise qualitativa. Engenharia de Software

2) Aluno: Danileno Meireles do Rosário

Matrícula: 201520070005.

Titulo: " Uma Análise Comparativa de Transmissão de Stream de Vídeo em Flying Ad Hoc Networks em Uma Perspectiva Sobre Múltiplos Fluxos "

Orientador: Prof. Dr. Denis Lima do Rosário
Data: 08/03/2018.

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais

1. Prof. Dr. Denis Lima do Rosário - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Aldri Luiz dos Santos - Co-Orientador (UFPR)
  3. Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Prof. Dr. Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA)

Resumo

A experiência do usuário em assistir vídeos em tempo real transmitidos por veículos aéreos não tripulados (VANTs) deve ser satisfatória, mesmo sob a influência de alterações de topologia causadas pela mobilidade desses VANTs em Flying Ad Hoc Networks (FANETs). No entanto, um dos principais desafios para rotear pacotes em FANETs é como amenizar os efeitos da mobilidade dos VANTs para evitar falhas de comunicação, atrasos e “áreas isoladas”, o que aumenta a perda de pacotes durante as transmissões de vídeo. Desta forma, os protocolos de roteamento devem considerar um mecanismo de posicionamento de nós para encontrar a localização ideal de VANTs que atuam como nós de retransmissão e, assim, evitar os efeitos dessa mobilidade na transmissão de vídeos. Baseado em três protocolos bem conhecidos na literatura (BLR, XLinGo e MobiFANET), esta dissertação realiza uma análise comparativa de transmissão de stream de vídeos em FANETs sob uma perspectiva de múltiplos fluxos simultâneos. O objetivo é analisar a qualidade dos vídeos recebidos no destino a partir da transmissão em tempo real de múltiplos fluxos simultâneos de vídeo, ou seja, a partir de vários nós de origem, mantendo o bom desempenho da rede.

Palavras-Chave: Flying AdHoc Networks; Veículos Aéreos Não Tripulados; Posicionamento de Nós Retransmissores; Múltiplos Fluxos de Vídeo.

3) Aluno: Ellton Sales Barros

Matrícula: 201520070013.
Titulo: "Um Método de Classificação de Movimento Imaginado dos Braços Utilizando Emotiv EPOC+ e Openvibe".

Orientador: Prof. Dr.Nelson Cruz Sampaio Neto
Data: 19/03/2018.

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Ufpa.

1. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto  - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Schubert Ribeiro de Carvalho - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro - Membro Externo  (FACOMP/UFPA)

Resumo

Este trabalho de dissertação mantém seu foco sobre brain-computer interfaces, processamento e classificação sinais eletroencefalográficos. O trabalho apresenta um método de classificação que tem como objetivo identificar qual membro é considerado durante a realização do movimento imaginado (MI), por exemplo, determinar se o indivíduo está imaginando o movimento do braço direito ou do braço esquerdo. Sinais de Eletroencefalografia (EEG) são utilizados como entrada para o classificador e métodos de processamento de sinais são utilizados para melhorar o resultado da classificação. O método criado tem como objetivo melhorar a acurácia da classificação desse processo através de uma análise e avaliação dos parâmetros que fazem parte das etapas de pré-processamento à classificação dos sinais de EEG.

Palavras-Chave: Brain Computer Interface, Classificador SVM, Movimento Imaginado.