O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar da defesa de  Dissertação de Mestrado abaixo relacionada:

1) Aluno: André Avelino da Silva Neto

Matrícula: 201720070015
Titulo: "Considerações de Usabilidade para Sistemas Eleitorais Resistentes à Coerção"
.

Orientador: Prof. Dr.Roberto Samarone dos Santos Araujo

Co-Orientador: Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto

Data: 21/01/2019

Hora: 10h00

Local: Sala FC-02 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

1. Prof. Dr. Roberto Samarone dos Santos Araujo - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto - Co-Orientador (PPGCC/UFPA)
  3. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  4. Profa. Dra. Jasmine Priscyla Leite de Araujo - Membro Externo (ITEC/UFPA)

RESUMO

Eleições via Internet oferecem mais comodidade aos eleitores, possibilitando-os votar de qualquer lugar conectado a grande rede mundial. No entanto, devido a inexistência de um ambiente controlado, estas eleições podem potencializar ataques coercivos. Nestes ataques, opressores (adversários) podem facilmente influenciar eleitores na escolha de seus candidatos. Embora não exista uma solução ótima para esse problema, modernos sistemas para eleições via Internet possuem meios para mitigá-lo e são denominados resistentes à coerção. De forma a resistirem a ataques coercivos, tais sistemas dependem fortemente da participação direta do eleitor. Essa dependência pode resultar em ineficácia caso o usuário encontre dificuldades para utilizar os mecanismos de resistência à coerção. Diante disso, o presente trabalho objetiva investigar problemas de usabilidade relacionados a interação entre eleitor e sistemas resistentes à coerção. Para isso, um destes sistemas foi utilizado como estudo de caso, no qual uma série de testes de usabilidade foi executada. O sistema foi alterado três vezes, visando encontrar problemas que pudessem ser generalizados a outros sistemas eleitorais que ofereçam resistência à coerção. Como resultado, o trabalho propõe uma série de considerações de usabilidade, que discutem os principais problemas encontrados e indicam possíveis soluções que podem ser adotadas. Tais considerações pretendem auxiliar no design de interface e interação de sistemas resistentes à coerção práticos e capazes de equilibrar requisitos de segurança e usabilidade.

Palavras-Chave: Segurança da Informação; Sistemas para eleição via Internet; Avaliação de Usabilidade; Usabilidade.

2) Aluna: Elziane Monteiro Soares

Matrícula: 201720070024.
Titulo: "Identificação do Perfil das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará Utilizando o Método Experimental Grounded Theory".

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 31/01/2019

Hora: 14h00

Local: Sala FC-01 do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Banca Examinadora:

1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Gustavo Henrique Lima Pinto - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Interno (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)

RESUMO

Nos últimos anos tem-se intensificado a utilização de métodos voltados para o estudo experimental, estudos de caso, pesquisas de opinião e experimentos controlados, métodos estes inseridos no contexto da Engenharia de SoftwareExperimental, a qual investiga teorias, métodos e técnicas pela experimentação. Este estudo tem como objetivo investigar como as empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no estado do Pará executam em suas rotinas de trabalho os objetivos descritos na competência de Cliente e Mercado (CM) do Modelo Orientador para Sucesso de Empreendimentos (MOSE). Como forma de se atingir este objetivo, os métodos experimentais surveygrounded theory foram utilizados neste trabalho, sendo o primeiro definido e aplicado com representantes das empresas de TIC da capital paraense, e posteriormente a utilização do segundo método para auxiliar nas análises realizadas nos dados coletados, o que consequentemente permitiu a criação da teoria substantiva referente ao perfil das empresas. A pesquisa teve como resultados o fornecimento de uma visão mais consistente do modo de atuação que estas empresas operam sob a perspectiva (competência) de CM, o que pode contribuir como vantagem competitiva diante do mercado, pois atualmente o cenário de tecnologia do estado tem pouca visibilidade em relação a outros estados, muito pela falta de conhecimento que se tem da realidade das empresas de TIC paraenses.

Palavras-chave: Engenharia de Software Experimental, Survey, Grounded Theory, Cliente e Mercado, MOSE.