Teve início nesta quarta-feira, 18, em Goiânia, o XXXI Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop) com o tema "Relevância Social e Econômica da Pesquisa e da Pós-graduação". O diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Arlindo Philippi Jr, representou o presidente da agência, Carlos Nobre, durante a conferência de abertura do evento. Arlindo ressaltou que, para avançarmos no desenvolvimento do país, é preciso ampliar os espaços de interlocução, além de colocar a pós-graduação a serviço da educação básica. "Se não fizermos isso, em que momento teremos alunos para fazer a pós-graduação?"

Em seguida, apresentou números que mostram a evolução na pós-graduação no que tange quantidade de programas, de titulados, de docentes, de concessão de bolsas. "O Brasil é, atualmente, o 13º país produtor de conhecimento do mundo. Quem faz isso é a comunidade acadêmica, portanto, investimentos são relevantes para a evolução de ciência e tecnologia no país. Apesar disso, ainda temos um impacto pequeno, mas somos a 8ª economia mundial, portanto ainda temos que evoluir bastante para estarmos na posição que deveríamos estar."

Sobre a temática, deixou algumas reflexões como a importância de uma nova visão acerca da ciência e tecnologia, que reconhece a importância da C&T na sociedade contemporânea e a enxerga não apenas a partir de perspectivas históricas ou filosóficas, mas como processos na sociedade que sofre e exerce influência. Como ações e adaptações, abordou a necessidade de executar a ciência e tecnologia voltadas ao desenvolvimento integral sustentável, e não apenas econômico, e de se considerar o papel do território e suas potencialidades.

Reitor em exercício da UFG abordou a importância da ciência e o

simbolismo deste Enprop, que tem como tema a relevância social da

pesquisa e da pós-graduação (Foto: Natália Morato - CCS/Capes)

Abertura

Durante a abertura, o presidente da comissão organizadora do Enprop, José Alexandre Felizola Diniz Filho, falou sobre a reunião. "Desde meados dos anos 80, o Enprop é o principal evento organizado pelo Foprop [Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação]. Além dele, também são realizados encontros regionais. Agora, estamos no momento final dessas reuniões. É a hora de criar uma agenda positiva, de apresentar soluções para os problemas encontrados por meio do compartilhamento de experiências. Na programação, estão temas amplos e polêmicos, como o fomento à pesquisa, a avaliação do SNPG [Sistema Nacional de Pós-graduação], que devem ser discutidos dentro dos princípios da interdisciplinaridade."

O presidente da comissão agradeceu ainda a presença dos quase 200 pró-reitores e representantes de instituições de ensino e pesquisa. "Sem ciência, tecnologia e educação não seremos capazes de avançar. É preciso reiterar a importância do que nos parece óbvio e o compartilhamento de experiências nos ajuda neste alvo. Este evento é muito importante para restaurar nossas forças", concluiu.

O presidente do Foprop, Isac Almeida de Medeiros, também reforçou a importância das discussões. "São em momentos assim que é gerada a necessidade de tomarmos decisões e encontrarmos soluções para problemas. Não podemos deixar que um dos projetos estruturantes mais bem-sucedidos do país, a pós-graduação, seja prejudicada."

Parcerias

Maira Zaíra Turchi, presidente da FAP-GO, representando o Governo do Estado de Goiás, falou da importância das parcerias com agências nacionais e regionais e da relevância das discussões para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.

O reitor em exercício da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Mello de Almeida Neto, falou sobre o simbolismo deste Enprop, que tem como tema a relevância social da pesquisa e da pós-graduação. Luiz Mello também abordou a relação da graduação com a pós-graduação e a importância da preparação de pessoas não só para o mercado ou para a pesquisa, mas para serem professores em todos os níveis. "Precisamos formar professores, estimular o diálogo entre a licenciatura e o bacharelado, além de unir as áreas. É preciso mudar a concepção do que é ser professor."

Também participaram da mesa o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Paulo César Pereira, representando a Prefeitura da cidade; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IF-GO), Adelino Cândido Pimenta; reitor da UniEvangélica de Anápolis, Carlos Hassel Mendes da Silva; a pró-reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Milca Severino Pereira; e a vice-presidente da comissão organizadora do Enprop, Maria Clorinda Soares Fioravanti.

Fonte: CAPES